Yoroshiku~

Neste post vamos falar de 3 instrumentos asiáticos que tem muita semelhança entre eles e muita diferença também:

Sanxian é um instrumento chinês semelhante ao shamisen, mas mais longo e feito de pele de cobra em seu corpo arredondado. Tocado com os dedos, o sanxian pode oferecer um estilo de música com notas ágeis e movimentos de sons deslizando entre as notas. Ao ouvir uma música de sanxian, você é levado a China tradicional imediatamente.

Sanshin é um instrumento muito semelhante fisicamente ao Sanxian, mas de tamanho reduzido. As semelhanças param por aí. A sonoridade e a forma de tocar são bem diferente. Enquanto o sanxian é fluído através dos “slides” entre notas e com notas sustentadas por tremolo, o Sanshin é tocado com menos ornamentações sempre acompanhando o canto. Apesar da construção ser inspirado no instrumento chinês, o seu desenvolvendo aconteceu no Reino de Ryukyu (atual província de Okinawa, sul do Japão). Região insular e tropical, as músicas transpiram uma afetividade.

Shamisen é o último instrumento criado na linha temporal. Criado no século XVI no Japão, o instrumento floresceu no Período Edo, com a unificação e pacificação do Japão, as artes se desenvolveram mais do que nunca nessa época. As várias artes teatrais desenvolvidas nesse período, muitas delas usaram o shamisen para compor a trilha sonora.

Cada instrumento foi desenvolvido em épocas e regiões diferente. Porém, todos eles convivem simultaneamente, cada um em seu país de origem. Por não ter existido uma unificação de linguagem ou notação entre os países da Ásia, como aconteceu na Europa, cada instrumento tem aspectos culturais e musicais únicos.


Deixe um comentário