Chie Hanawa

Uma das tocadoras de Shamisen mais produtivas e versátil atualmente, Chie Hanawa. Se prepare para ouvir desde os sons mais tradicionais até o folk, música clássica, rap e até sapateado.

Vamos de entrada uma campanha da Sony Xperia. Shamisen com sapeteado:

Bio (tradução livre)

Chie nasceu em 1982, viveu no bairro de Hitachi, prefeitura de Ibaraki. Começou seus estudos em Shamisen aos 9 anos sob tutela do professor Mitsuyoshi Sasaki. Aos 12 anos participou do concerto realizado em Denver, Colorado, sobre celebração da cultura estrangeira. Aos 14 anos tocou no Carnegie Hall em Nova York. Aos 17 anos, se tornou a mais nova campeã do Concurso Nacional de Tsugaru Shamisen da divisão feminina realizado em Hirosaki, prefeitura de Aomori. E aos 21 anos participou no evento de cultura mundial realizado em Beijing.

Em janeiro de 2004 lançou o álbum Tsuki no Usagi (Coelho da Lua) pela Columbia Music Entertainment. Este album foi produzido pelo pianista de jazz e compositor Makoto Kuriya.

Em março de 2005, graduou-se na Universidade de Belas Artes de Tóquio, tendo estudado na faculdade de departamento de música tradicional japonesa. 

Extremamente ativa, Chie Hanawa faz parceria com diversos músicos incluindo violinistas, cellista, shakuhachi e cantores. 

Vamos conhecer um pouco desse universo Chie Hanawa. Para começarmos o grupo Hanamas que tem como protagonistas Shamisen e Violino com arranjo Folk:

Grupo Yui, trio de Shamisen, Koto e Shakuhachi.

Como não podíamos deixar de mostrar toda virtuosidade de Chie:


Para fechar (quebrando tudo rs) Shimasan Kyodai. Um grupo de rap que incorpora toda “japanesidade” no visual dos clips e incluindo o shamisen:

Este post tem apenas como objetivo dar uma amostra da tocadora de Shamisen, para manter enxuto o post deixei apenas amostra representativa, você ainda pode encontrar muitas músicas legais nos canais oficiais de cada grupo. Sem dúvida essa é umas tocadoras de Shamisen que mais me influência pessoalmente pelo seu gosto musical e por ser extremamente ativa em sua produção, que com uma dose de inquietude artística.

 

Fontes: http://www.chiehanawa.munique.co.jp/

http://www.performingarts.jp/e/data_art/music/p-10333.html

Se você curtiu esse post, eu acredito que você irá gostar desse: Beni Ninagawa

benininagawa

2 Respostas para “Chie Hanawa

  1. Pingback: Yoshida Brothers – primeiro álbum | Shamisen Brasil·

  2. Pingback: Grupo YUI | Shamisen Brasil·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s