O instrumento Shamisen

Neste post gostaria de falar um pouco sobre os detalhes da construção do Shamisen e sua forma de ser tocada. Por ser um instrumento étnico, aos olhos ocidentais pode se fazer muitas analogias, porém deve-se ressaltar suas peculiaridades.

Suas origens mais próximas veem da China, do instrumento chamado Sanxian. Através das influências culturais, surgiu o Sanshin do Reino de Ryukyu (atual província de Okinawa, Japão) e assim no século XVI chega ao Japão se transformando no Shamisen. Você pode ler mais sobre a história no post Origens do Shamisen.

O Shamisen basicamente tem o mesmo sistema de ser tocado de um banjo ou violão a grosso modo. Apoia-se o instrumento no colo na perna direita, deixando inclinado diagonalmente até a altura do ombro esquerdo. Enquanto a mão direita produz o som ao tocar nas cordas, a mão esquerda pressiona as cordas reproduzindo as notas.

Foto por Evans/Three Lions, 1950

Foto por Evans/Three Lions, 1950

O Shamisen varia em 3 modelos que distingue nas dimensões, Hosozao, Chuuzao e Futozao, respectivamente a figura acima. Cada instrumento é usado em determinados gêneros, por exemplo: o Hosozao é tocado nas músicas de Nagauta e Kouta, Chuuzao em Minyo e Futozao para o Tsugaru Shamisen e Gidayu.

koma

koma (cavalete)

O Shamisen possui 3 cordas feitas tradicionalmente de seda ou mais recentemente de nylon. Cada corda possui uma espessura e textura diferente para assim atingir os tons necessários de cada corda. Uma outra característica interessante é que o cavalete, chamado de koma, é removível.

 

Neo

Neo

Logo abaixo do koma, está o Neo, uma espécie de corda entrelaçada que serve para ligar o shamisen com as cordas. Como muitos detalhes dos instrumentos e da cultura japonesa, uma peça funcional pode também contribuir com a estética.

Como se pode ver, o corpo é todo revestido de pele de animal. Diferentemente do violão que é feito todo de madeira com um buraco para o som ecoar, já a caixa acústica do Shamisen tem uma outra mecânica. As cordas ao serem batidas passa a vibração para o koma, que esse por sua vez passa a vibração para o couro amplificando o som. Por isso, o koma tem um formato específico que otimiza a transmissão da vibração, caso você coloque apenas uma madeira, este pode impedir a vibração do couro abafando o som.

doukake

doukake

Na parte superior do corpo do shamisen tem uma proteção chamada doukake. Em diversas cores e materiais, o doukake serve para proteger o contato do braço do tocador com a madeira e o couro. Evitando o desgaste e principalmente o descolamento do couro por causa do suor.

 

Sao (braço do shamisen)

Sao (braço do shamisen)

Um curiosidade sobre a construção do Sao, braço do shamisen, é que ele formado por 3 partes encaixadas. Existe modelos mais raros que são de braço inteiriço ou até dividido em mais partes. A marca dessas divisões geralmente ajudam nas visualizações das casas (equivalente as casas do violão). A madeira usada são karin, shitan ou kouki, o que muda entre elas é o dureza e resistência. Sendo o primeiro mais flexível podendo empenar, enquanto a última tem uma resistência mair porém com um custo mais elevado.

 

itomaki (cravelha)

itomaki (cravelha)

Na parte superior do instrumento temos o itomaki, as cravelhas. Podendo variar de cores, material e formato. Diferente do violão ou violino que as cravelhas tem um sistema de chaves e engrenagem para aumentar a precisão, o itomaki ainda mantem sua forma alongada e rústica, pois essa peça está fortemente relacionada a estética da forma do instrumento.

 

 

Um outro detalhe é que nos modelos de shamisen Futozao possuem uma chavinha chamada Sawari, que produz um som trastejado na corda mais grave. Este artificio foi criado para criar um som semelhante ao do instrumento Biwa. Porém é usado em apenas alguns estilos como Tsugaru Shamisen e Gidayu.

yubi kake

Por possuir apenas 3 cordas, a mão esquerda precisa correr pelo braço do shamisen para alcançar as notas, diferentemente do violão que é possível apenas mudar de corda sem mudar de posição. Para a mão conseguir deslizar no braço do shamisen é usado o yubikake, uma espécie de trico que fica entre os dedos indicador e polegar.

 

 

Bachi

Bachi

O bachi, uma forma de plectro, usado na mão direita para bater nas cordas possui também uma diversidade de material e tamanhos. Os diferentes tamanhos são usados para os diversos gêneros. E os materiais diferenciam no som, durabilidade e custo. Podendo ter bachi  feitos de madeira, plástico e até casco de tartaruga.

Sua forma de segurar parece ser incomoda e incomum a principio. Deixando o dedinho como um dedo opositor. O uso do bachi requer muito treino específico, pois além de ter que acertar uma corda por vez sem esbarrar nas outras. É preciso ter o domínio de uma diversidade de técnicas, como puxar a corda, pressionar a corda, tocar em diferentes regiões. Aumentando os recursos de timbres e consequentemente tornando mais complexo seu manejo.

 

Concluindo

Mecanicamente o instrumento é tocado no mesmo sistema dos instrumentos de cordas ocidentais como violão e banjo, mas com uma série de detalhes traz muitas diferenciações em técnicas de execução. Neste post não abordei aspectos musicais propriamente ditos, mas apenas questões físicas e de construção do instrumento que possuem detalhes diferentes dos instrumentos ocidentais mais populares.

fontes:

http://bachido.com/store/about-shamisen-materials

http://www.dl.kuis.kyoto-u.ac.jp/~rafael.lopez/japan/music/shamisen/buying/index.html

http://www.shamisen-katoh.com/e/AXIS.htm

http://derivejapan.weebly.com/music.html

http://www.gagdaily.com/appealing/2245-memoirs-of-the-geisha-oldies.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s