#1 FAQ – Aulas de Shamisen – Por que ensinar Shamisen?

Olá pessoal,

Nesse post gostaria de apresentar o contexto de tocar Shamisen no Brasil e o por quê não é apenas um curso de Shamisen.

Atualmente contamos com pouquíssimos praticantes no Brasil. Até porque existe poucas pessoas ensinando também. Diferente de outros instrumentos como Taiko que teve ampla divulgação a mais de 15 anos, possuindo  cerca de 150 grupos com 30 membros em média pelo Brasil inteiro. O shamisen possui bem menos praticantes (muito menos mesmo!).

Outros fatores é que o minyo, a música folclórica japonesa, que é tocada no Shamisen sempre foi praticado por pessoas da primeira geração de imigrantes. Com o passar do tempo os tocadores foram ficando mais velhos e se foram sem que uma nova geração surgisse para ocupar os seus lugares. Então os praticantes dessa modalidade de música tradicional que inclui o shamisen só diminuiu nas últimas décadas.

Além disso, o custo do shamisen é alto e até então precisava ser importado do Japão. Digo “até então”, pois agora temos um fabricante nacional, dando uma opção mais em conta.

Esse é o contexto atual do porquê o shamisen ainda é um instrumento raro no Brasil.

Um dos motivos principais de fazer um curso de shamisen é aumentar o número de praticantes e assim criar um movimento de ressurgimento desse instrumento e de toda a música que é feita nele.
“Ressurgimento” não no sentido de resistência ou um desejo de retorno ao passado e sim, aprender com a tradição, se apoiar nos antepassados, mas sempre olhando para o futuro.

Você pode estar pensando: “eu apenas quero tocar shamisen”. Mesmo você apenas tocando shamisen, você já faz parte desse movimento. Pois as pessoas ao seu redor que nunca ouviram falar desse instrumento vão passar a conhecer e isso já é uma grande ação na divulgação do Shamisen e da cultura japonesa.

Gostaria de fazer parte do nosso time? Manda um e-mail para saber mais sobre as aulas vinicius.sadao@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s