Aulas de Shamisen

Agora é possível aprender Shamisen em São Paulo.

Olá, aqui é o Vinicius Sadao.

Se você chegou até aqui é porquê provavelmente já tem um grande interesse pela cultura japonesa. Não sei se você já reparou, mas no Brasil você encontra muita pouca coisa relacionado com shamisen, seja apresentações, tocadores e aulas. Porque realmente a pratica desse instrumento não foi difundida em grande escala por aqui.

A partir desse curso vamos popularizar o instrumento e a cada pessoa que chega a cultura do shamisen ficará cada vez mais forte.

O shamisen é um instrumento de 3 cordas de origem chinesa, seu antecessor é o sanshin, shamisen de okinawa. E só depois das ilhas de Okinawa, o instrumento chegou ao Japão. Leia mais: post sobre a origem do shamisen.

O que você vai aprender nas aulas?

Existem vários gêneros musicais tocados no Shamisen. O gênero que vamos aprender é o minyo, música folclórica japonesa, que são músicas populares regionais.

Um estilo específico de minyo que temos como objetivo tocar é o Tsugaru Shamisen, o minyo da província de Aomori. Esse estilo é marcado pela virtuosidade. É o mesmo estilo de shamisen que grupos como Yoshida Brothers ou Wagakki band tocam.

Além disso vamos aprender músicas clássicas como Sakura sakura e algumas músicas de Okinawa.

É preciso ter o instrumento para começar as aulas?

Não é preciso. O instrumento é sempre um alto investimento. Então você começa o curso, eu te empresto o instrumento e assim que você tiver confiança de que vai prosseguir praticando shamisen, eu sugiro que você compre um shamisen.

É difícil aprender Shamisen?

Como todo instrumento é preciso ter dedicação. Através de um método progressivo, você irá aprender desde as técnicas mais básicas até as mais complexas, passo a passo. Mesmo que você nunca tenha tocado nenhum outro instrumento musical, eu acredito que você será capaz.

As aulas

Para 2019, estou abrindo turmas aos sábados, 9:00 AM, no bairro da Liberdade.

Faça duas aulas experimentais e aprenda uma música. Sinta como é tocar shamisen com duas aulas na integra gratuitamente.

Se você tem interesse em conhecer mais o curso, agende uma visita para um bate-papo através do e-mail vinicius.sadao@gmail.com