Hanagasa Ondo

Hanagasa Ondo é uma música folclórica típica da província de Yamagata. Ela é apresentada anualmente no Hanagasa Matsuri na cidade de Yamagata.

A origem da música é atribuída aos trabalhadores no aterro do lago Tokura na cidade de Obanazawa. A construção começou em setembro de 1918. Reunindo homens e mulheres de 17 a 20 anos vindos de mais de 70 vilas vizinhas.

Todos usavam chapéu típico oriental para se proteger do sol e da chuva. Não havia equipamento na época, então tudo era feito manualmente.

10 a 12 cordas são presas em uma pedra de 12 a 15 kg. As pessoas em torno da pedra puxam as cordas para erguer a pedra e deixa-la cair no chão para compactar a terra.

A canção Hanagasa Ondo foi baseada na música Dotsuki Uta. Foram criadas várias letras com incentivo de prêmios em dinheiro.

Danças eram improvisadas usando o chapéu de palha, enquanto eram tocadas as músicas. Em 1921, quando o lago Tokura foi concluído, mais de cem homens e mulheres participavam do kasa odori ( dança do chapéu) no Festival de Outono no Santuário Honmachi Suwa de Obanazawa

As flores de papel usadas para enfeitar carros alegóricos do Festival do Santuário, foram colocadas nos chapéu de trabalho.

As pessoas eram atraídas para assistir a dança ao longo da estrada, deixando as áreas rurais da vizinhança vazias no dia. Nascendo assim a dança de Hanagasa. A dança faz alusão ao trabalho, como movimentos de tampar a luz ou chuva com o chapéu, de carregar a terra, desenterrar ou tirar a sujeira do kimono.

A letra cantada no desfile é composta por 15 letras que incluem 2 letras existentes e 13 letras que foram criadas. As letras exaltam os lugares e produtos locais como as fontes termais, cereja e maçãs, divindades budistas, o monte Gassan e p monte Chokai.

O evento “Yamagata Hanagasa Matsuri” se tornou mais notado, quando passou a ser realizado na cidade de Yamagata. Em 1948, o desfile Hanagasa Ondo foi realizado com o objetivo de desenvolver o turismo e as relações públicas da região.

Em 1965, apresentado como uma das principais artes performáticas do Japão na Osaka Expo, o Yamagata Hanagasa Matsuri tornou-se popular por todo Japão.

O festival é realizado por 3 dias, de 5 a 7 de agosto. Em 2016, havia 13.822 participantes em 165 grupos. O número de visitantes chega em torno de 1 milhão de pessoas.

fonte:

Site da prefeitura de Yamagata: encurtador.com.br/amsVZ

Taiken Japan: encurtador.com.br/cG017

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s